DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

25.3 C
Manaus
sábado, dezembro 4, 2021

DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

Projeto de lei propõe absorventes para mulheres de baixa renda

A vereadora Brena Dianná (PSD) apresentou nesta segunda-feira (17), no plenário da Câmara Municipal de Parintins, um projeto de lei que visa disponibilizar absorventes para jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social

“É importante ressaltar que absorvente não é item de beleza, é item básico de higiene feminina. Menstruação é um processo natural do corpo feminino, mas ainda um tabu e cercado de desinformação. Por isso mesmo, é questão de saúde pública, e não pode ser negligenciada. A pobreza menstrual vai muito além da falta de dinheiro para comprar produtos de higiene menstrual adequados. Ela denuncia um problema global da falta de acesso à água, saneamento básico e desigualdade social”, explica a vereadora.

- Anúncio -

A falta de acesso a absorventes higiênicos é conhecida mundialmente como ‘Pobreza Menstrual’ e é considerada uma questão de saúde pública.

O projeto de lei dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas e nas unidades básicas de saúde no município de Parintins, foi apresentado e segue para votação.

Ainda, Dianná apresentou uma indicação à Prefeitura Municipal de Parintins, em municipalizar exames de baixa e média complexidade, como por exemplo, o exame de preventivo do colo de útero (Papanicolaou), que detecta lesões.

A especialista em saúde da mulher, ginecologista e obstetra, Dra. Rafaella Seffair, explica, “podemos salvar vidas com os exames, o câncer do colo uterino começa com lesões e tem se detectado preventivamente podendo ser tratado antes que chegue a um estado avançado, evitando que essa mulher deixe sua família para ir para a capital fazer o tratamento”.

Com informações da assessoria e redação

Saiba mais em Fiscaliza Amazonas

Acompanhe nossas redes sociais

Instagram 

Facebook

Twitter 

Artigos Relacionados

Mantenha-se Conectado

1,298FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
29SeguidoresSeguir
158InscritosInscrever

Últimos Artigos