DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

24.3 C
Manaus
quarta-feira, janeiro 26, 2022

DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

Crimes cibernéticos: saiba como se prevenir contra os golpes neste fim de ano

É muito comum durante esse fim de ano com as festividades e alta demanda de compras, os criminosos aproveitarem para aplicar golpes e tirar dinheiros das pessoas de várias maneiras.

O crime de estelionato virtual acontece, principalmente, através de links em redes sociais com perfis falsos e em sites de compras falsos.

- Anúncio -

Veja também:

Autoridades municipais lamentam a morte do gari atropelado em Manaus nesta segunda (20)

Na semana do Natal, Manaus terá 53 pontos de vacinação contra a Covid-19

O delegado titular da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DERCC), Reinaldo Figueira, explica que nesta época do ano, a melhor forma de garantir a segurança é fazendo uma minuciosa busca por informações que comprovem que aquele site ou perfil são verdadeiros e confiáveis.

“Pesquise através de familiares se de fato a pessoa está precisando daquela cadeira de rodas ou daquela quantia em dinheiro. A única forma de verificar isso em redes sociais é através da busca por pessoas próximas, que possam confirmar tais necessidades“.

As ocorrências mais frequentes são de estelionato eletrônico por conta da alta procura nesta época do ano, segundo o delegado.

Para evitar qualquer tipo de transtorno neste fim de ano ou em qualquer outra época do ano, o titular da DERCC reforça que em casos de compra por sites, as pessoas devem se atentar a todos os detalhes: endereços e telefones do local/empresa/pessoa, ofertas com valores fora da realidade e até mesmo se o nome da empresa está escrito da forma correta, já que em tem vários casos em que os golpistas copiam sites originais com informações distorcidas, configurando o golpe do “phishing”.

*Com informações da assessoria

Acompanhe nossas redes sociais

Instagram 

Facebook

Twitter 

Artigos Relacionados

Mantenha-se Conectado

1,298FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
40SeguidoresSeguir
167InscritosInscrever

Últimos Artigos