DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

25.3 C
Manaus
sábado, dezembro 4, 2021

DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

Incêndio atinge Chapada dos Veadeiros e ameaça complexo turístico

Um incêndio florestal de grandes proporções teve início no dia 12 de julho em uma área da Chapada dos Veadeiros que fica no município de São João D’Aliança (GO). Bombeiros e brigadistas voluntários passaram a madrugada desta terça-feira, 13 de julho, tentando conter as chamas no local.

O ponto atingido, cuja dimensão ainda não foi avaliada, fica dentro de uma área de preservação privada na Serra do Paranã e próximo ao Complexo Cachoeiras Veadeiros, que é bastante conhecido pelos turistas que visitam a região. O local funcionaria normalmente nesta terça, mas comunicou o cancelamento das visitações pelas redes sociais, em razão do avanço do fogo.

- Anúncio -

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Planaltina de Goiás se deslocou até São João D’Aliança e segue em operação tentando controlar o fogo. O tempo seco e o vento forte constantes na região nesta época do ano dificultam o trabalho. A situação é a mesma vivenciada pelas equipes que agem no Parque Nacional das Emas, também em Goiás, e onde um incêndio já atingiu 21% da área total nos últimos dias.

Mobilização de voluntários

Donos de propriedades que ficam perto do local atingido temem o avanço do fogo em direção às casas. Moradores da ecovila Condomínio Habitat, que fica perto da área afetada pelas chamas, chegaram a se mobilizar, mas perceberam, logo, que precisariam de um efetivo maior. Eles entraram em contato com o representante da organização civil Rede Contra Fogo.

Amilton Sá, que coordena a Rede, criada em 2017, quando o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi atingido por um incêndio de grandes proporções, mobilizou voluntários em Alto Paraíso (GO) e se dirigiu para São João D’Aliança. Eles ajudaram os bombeiros durante toda a madrugada e retornaram para casa às 7h desta terça.

Via Metrópoles.

 

Artigos Relacionados

Mantenha-se Conectado

1,298FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
29SeguidoresSeguir
158InscritosInscrever

Últimos Artigos