DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

25.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 20, 2022

DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

Saiba como evitar doenças respiratórias neste fim de ano

Em um período marcado por comemorações, é recomendável seguir algumas medidas para evitar a propagação de vírus e doenças respiratórias. Vacinação atualizada, uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social e evitar aglomerações desnecessárias são as medidas de prevenção para este período festivo.

A secretária executiva de Assistência da Capital da SES-AM, Adriana Elias, ressaltou que a vacinação contra a Covid-19 deve ser a medida prioritária.

- Anúncio -

“As pessoas que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 que busquem, prioritariamente, fazer essa vacinação. As pessoas que ainda estão com a segunda dose ou a dose de reforço em atraso, a partir de 12 anos de idade, também devem procurar, imediatamente, os postos de vacinação. É importante garantir essa vacinação, pelo menos, 14 dias antes dessa exposição em confraternizações e reuniões”, enfatizou.

Leia mais:

FVS divulga orientações sobre tratamento de doenças respiratórias

Estudo associa poluição do ar a maior gravidade de doenças mentais

Além disso, a população de grupos prioritários e de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades, devem regularizar seu esquema vacinal e evitar exposições desnecessárias.

Recomenda-se realizar reuniões e celebrações festivas em ambientes abertos e ventilados, onde é possível manter certo distanciamento social.

“É importante que busquem fazer estas reuniões com um número reduzido de pessoas, principalmente para evitar aglomerações, em ambientes arejados, com espaço suficiente para assegurar o distanciamento social e jamais dispensar o uso correto da máscara e da higienização das mãos”, destacou Adriana.

De acordo com a secretária, pessoas que apresentarem sintomas gripais, mesmo que leves, devem evitar exposição nesses ambientes.

“A recomendação é procurar inicialmente o atendimento na unidade de saúde mais próxima da sua residência, e identificar se está ou não com Covid-19 ou outra síndrome respiratória”.

Incidência

Neste período de alta incidência de doenças respiratórias, crianças e idosos devem manter-se hidratados, seguir uma boa alimentação e evitar exposições e aglomerações desnecessárias.

A população que ainda não tomou os imunizantes contra a Covid-19 ou precisa da dose de reforça pode procurar a Carreta Vacina Amazonas. A estrutura é resultado de parceria entre o Governo do Estado com a Prefeitura de Manaus para facilitar o acesso da população à vacina.

A unidade móvel de vacinação ficará instalada na Praça Heliodoro Balbi – Praça da Polícia funciona das 9h às 16h e fica no local até o dia 23 deste mês.

Via assessoria

Acompanhe nossas redes sociais

Instagram 

Facebook

Twitter 

Artigos Relacionados

Mantenha-se Conectado

1,298FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
39SeguidoresSeguir
165InscritosInscrever

Últimos Artigos