DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

26.3 C
Manaus
sexta-feira, janeiro 21, 2022

DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

Pacientes com sequelas da hanseníase recebem calçados personalizados

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Alfredo da Matta (Fuam), vai beneficiar, a partir da próxima semana, 300 pessoas com sequelas da hanseníase, com sapatos adaptados e personalizados à alteração de sensibilidade nos pés. A adaptação é realizada na oficina de calçados da Fuam e foi apresentada pela direção da fundação ao secretário de Estado de Saúde (SES-AM), médico Anoar Samad, e aos técnicos do órgão, nesta quinta-feira (29).

- Anúncio -

“Um dos problemas maiores são as sequelas da hanseníase, como a falta de sensibilidade nos pés. Pela primeira vez, a Fundação Alfredo da Matta vai doar sapatos confeccionados especificamente para cada paciente. A iniciativa é fantástica e vai beneficiar muitas pessoas na capital e no interior”, ressaltou Dr. Anoar Samad.

 

De acordo com o diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Derzy Amazonas, os calçados irão proporcionar conforto, segurança e prevenir lesões aos pacientes, que perdem a sensibilidade nos pés devido à doença.

 

“As palmilhas são personalizadas por leitor scanner eletrônico e por impressão 3D. A partir da próxima semana começa a seleção dos pacientes. Em 2020, começamos a fazer essa adaptação utilizando recursos tecnológicos mais modernos, como o scanner. Agora nós conseguimos adquirir os sapatos, por meio de emenda parlamentar federal, e estamos preparando esses calçados completos para doação aos pacientes”, explicou o diretor, acrescentando que o objetivo da oficina de órteses e próteses é criar e dar autonomia aos pacientes com hanseníase e qualidade de vida.

 

Agenda – Durante a visita técnica, a direção da Fuam apresentou ao secretário o Programa de Controle de Hanseníase e os resultados do projeto Ação pela Eliminação da Hanseníase (Apeli), que faz parte do Programa Saúde Amazonas.

 

O projeto leva ao interior do Estado uma frente de ações para educação, exames, tratamento e organização estratégica, práticas importantes para o combate à hanseníase e outras doenças dermatológicas, além das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

 

“O projeto Apeli é simplesmente fantástico. Parabenizo os autores, técnicos da Fundação e o Dr. Ronaldo. Fiquei impressionado com o efeito que essa iniciativa vai causar na população com o controle da hanseníase. Projeto fantástico que nós vamos avançar cada vez mais”, enfatizou Dr. Anoar Samad.

 

O secretário de saúde visitou as instalações da farmácia especializada, as salas de fototerapia, fisioterapia e de telemedicina, laboratórios especializados, centro cirúrgico, consultórios e oficina de calçados.

Em 30 dias de gestão, é a segunda visita técnica do secretário às fundações da SES-AM. No dia 13 de julho, Anoar Samad esteve na Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon) e conheceu o projeto de construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer de Colo de Útero do Amazonas.

 

Saiba mais em Fiscaliza Amazonas

Acompanhe nossas redes sociais

Instagram 

Facebook

Twitter 

Artigos Relacionados

Mantenha-se Conectado

1,298FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
39SeguidoresSeguir
165InscritosInscrever

Últimos Artigos