DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

25.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 20, 2022

DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

Municípios vão sediar audiências públicas sobre garimpo no sul do Amazonas

A partir de 8 de janeiro, os municípios de Humaitá, Borba, Novo Aripuanã e Manicoré sediarão audiências públicas sobre a extração de minério no Amazonas. Um dos objetivos das reuniões é definir medidas para atender as famílias que dependem da atividade para sobreviver e cujas balsas foram derrubadas após operação da Polícia Federal na calha do rio Madeira, sul do Amazonas, em novembro.

De acordo com o deputado federal Silas Câmara (Republicanos), muitas pessoas estão enfrentando dificuldades após decisão do Ministério Público que determinou, em caráter provisório, a suspensão das licenças para operar na região. O parlamentar acrescentou que a extração de minério responde por cerca de 30% da atividade econômica dos municípios onde os debates serão realizados.

- Anúncio -

Leia mais:

Presidente da Aleam propõe debate sobre regulamentação de garimpo

Operação Garimpo: Famílias de garimpeiros recebem abrigo no Amazonas

 

“Portanto, você imagina o impacto que isso está causando na região há 15 dias. São 16 mil homens e mulheres na área extrativista“, disse o deputado em entrevista à BandNews FM na manhã desta segunda-feira (20).

“Participei de uma reunião da bancada amazonense no Congresso junto a representantes da atividade mineradora e o Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas). Reivindicamos que tanto a ação (da Polícia Federal) quanto as atividades dos extrativistas fossem paralisadas“.

Em contrapartida, o parlamentar propôs a concessão de auxílio financeiro, via transferência de renda prevista nas emendas parlamentares, às famílias que trabalham em garimpos.

Silas afirmou que há indícios de que a operação da PF ocasionou contaminação de mercúrio no rio Madeira. “Pesquisas em mostras de água colhidas após o afundamento das balsas mostraram concentração de mercúrio”.

 

Acompanhe nossas redes sociais

Instagram

Facebook

Twitter

 

Artigos Relacionados

Mantenha-se Conectado

1,298FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
39SeguidoresSeguir
165InscritosInscrever

Últimos Artigos