DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

26.3 C
Manaus
sexta-feira, janeiro 21, 2022

DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

Mourão afirma que Marinha e PF vão intervir em área de garimpo ilegal no Amazonas

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta quinta-feira (25) que a Polícia Federal e a Marinha devem realizar uma ação contra embarcações ilegais de garimpeiros na região do rio Madeira, no Amazonas.

A Polícia Federal e a Marinha já estão se preparando pra agir“, respondeu Mourão, nesta quarta, ao ser questionado por jornalistas sobre a situação na área.

- Anúncio -

Os garimpeiros estão na região para extração ilegal de ouro. Fotos mostram dezenas de dragas e balsas que formam uma espécie de “vila flutuante”.

A invasão começou próximo à comunidade de Rosário, no município de Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus), há cerca de duas semanas. A atuação de garimpeiros na exploração de ouro ao longo do rio Madeira vem ocorrendo há anos. No entanto, a grande quantidade de dragas e balsas atuando no mesmo trecho chamou atenção.

Leia mais:

Na contramão de ordem expedida por Bolsonaro, Mourão manteve intervenção militar na Amazônia

Maioria do plenário do TSE vota contra cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

Moradores da região afirmaram que garimpeiros começaram a compartilhar, nas últimas semanas, a informação de que haveria ouro naquele trecho específico.

“A Marinha tem que verificar qual é a questão, quem está ali na legalidade, qual é a embarcação legal. E o pessoal que está na ilegalidade vai ter a embarcação apreendida“, acrescentou o vice-presidente.

Em nota, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informou que atividades de exploração mineral naquela região não estão licenciadas e, se ocorrerem de fato, são irregulares.

O Ministério Público Federal (MPF) ratificou que a extração de ouro na região do rio Madeira não é autorizada por licença ambiental expedida pela autoridade ambiental competente ou por título de lavra emitido pela Agência Nacional de Mineração, o que torna essa atividade ilegal.

Via G1

Acompanhe nossas redes sociais

Instagram 

Facebook

Twitter 

Artigos Relacionados

Mantenha-se Conectado

1,298FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
39SeguidoresSeguir
165InscritosInscrever

Últimos Artigos