DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

25.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 20, 2022

DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

Hemoam alerta para importância de doação de sangue a pacientes com câncer

Em 2021, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realizou cerca de 7.690 transfusões sanguíneas, totalizando cerca de 641 bolsas de sangue por mês na unidade de saúde. Esses hemocomponentes são muito importantes para os pacientes oncológicos durante cirurgias, radioterapia e quimioterapia.

As bolsas de sangue são repassadas, todos os dias, pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), onde a população realiza a doação de sangue, ao Banco de Sangue da Fundação Cecon e acondicionadas para atender centenas de pacientes.

- Anúncio -

No ano de 2020, foram transfundidas 470 bolsas de sangue por mês na FCecon, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Já neste ano de 2021, o número saltou para 641 bolsas, em média, por mês. O aumento se deve ao ano atípico de 2020, em que, em função da pandemia de Covid-19, houve suspensão de cirurgias não-urgentes.

Leia mais:

Urgente: Hemoam convoca doadores de sangue do tipo O de fatores positivo e negativo

Ministro da Saúde visita obras do novo FHemoam em Manaus

 

Segundo o gerente do Banco de Sangue/FCecon, farmacêutico-bioquímico Kleber Brasil, o uso de hemocomponentes dependerá da condição do paciente. Eles passam por avaliação médica que poderá definir ou não a necessidade de transfusão sanguínea.

“Essa transfusão pode ocorrer tanto para o paciente que está na Emergência, que chega com sangramento e precisa fazer uma reposição de células sanguíneas, quanto para o paciente em quimioterapia ou paciente cirúrgico, que é a nossa maior demanda”, explica Brasil.

Diariamente, 20 cirurgias são realizadas na FCecon, entre procedimentos de pequeno e grande porte.

Brasil lembra que o câncer é uma doença que destrói as células sanguíneas.

Tanto a natureza do câncer como a quimioterapia e a radioterapia podem reduzir a quantidade dessas células sanguíneas no sangue. Por isso, o médico lança mão da hemoterapia para correção de anemias, reposição de células sanguíneas, bem como para manter normal a coagulação sanguínea”, afirma.

Critérios

Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 e 69 anos, e peso a partir de 50 quilos pode doar sangue. É preciso procurar o Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, 4.397, bairro Chapada, de segunda a sábado, das 7h30 às 17h. A doação pode ser agendada pelos números (92) 3655-0166 ou 98431-9920 (WhatsApp).

O candidato à doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização formal do responsável ou representante legal.

Além dos pacientes com câncer, portadores de anemias graves e hemofilia e pessoas que necessitam repor o sangue perdido em cirurgias, hemorragias ou acidentes, são salvos diariamente com a doação de sangue.

 

Via assessoria

 

Acompanhe nossas redes sociais

Instagram

Facebook

Twitter

Artigos Relacionados

Mantenha-se Conectado

1,298FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
39SeguidoresSeguir
165InscritosInscrever

Últimos Artigos