DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

25.3 C
Manaus
quinta-feira, janeiro 20, 2022

DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

Butantan prepara vacina contra variante do vírus influenza

O Instituto Butantan, maior produtor de vacinas para a gripe do Hemisfério Sul, já começou a preparação dos bancos virais para atualizar a vacina contra a nova variante do vírus influenza H3N2, que está se espalhando pelo país.

O imunizante, batizado de Darwin, deve chegar ao Brasil no início de 2022. O Butantan produz 80 milhões de doses de vacinas contra gripe destinadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Neste ano, o instituto recebeu um selo de qualidade da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso comprova que o imunizante contra a gripe é seguro, tem qualidade e pode ser comercializado o ano inteiro.

- Anúncio -

Leia mais:

Amazonas recebe novo lote de vacinas da AstraZeneca

Encerra neste fim de semana a campanha Vacina Amazonas nos shoppings

 

Ricardo das Neves, diretor de produção do Instituto Butantan, afirma que a produção e liberação de lotes deve ocorrer na segunda quinzena de fevereiro e início de março de 2022. O Butantan está produzindo, no momento, a atualização da cepa B.

O diretor do Butantan explica que a vacina produzida pelo instituto envolve três cepas – por isso a denominação trivalente.

“A composição é sempre um vírus H1N1, um vírus B e um vírus H3N2. Ao longo do tempo, esses vírus vão sofrendo mutações e, seguindo as orientações da OMS, a gente vai atualizando”.

No entanto, Neves alerta que a vacina trivalente, disponível no SUS, tem bastante eficácia contra o vírus influenza, já que mais de 90% dos casos de cepa B que circulam no país são da linhagem victoria. “A outra cepa tem uma relevância pequena para o próximo ano“, enfatiza.

Via G1

Acompanhe nossas redes sociais

Instagram 

Facebook

Twitter 

Artigos Relacionados

Mantenha-se Conectado

1,298FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
39SeguidoresSeguir
165InscritosInscrever

Últimos Artigos