DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

   Ouça a FM 92.3
25.3 C
Manaus
terça-feira, outubro 26, 2021

DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

   Ouça Rádio Onda Digital FM 92.3

Pesquisadora no Amazonas alerta para prevenção contra doenças hídricas

Vazante dos rios e o alerta para o aumento de casos de doenças de veiculação hídrica. As doenças de veiculação hídrica são aquelas causadas por água contaminada ou não tratada.

E as mais notificadas segundo Débora Rátik, acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, são a Hepatite A, cólera, febre Tifoide, diarreia e amebíase. Débora chama a atenção para olhos e pele amareladas.

- Anúncio -

E para evitar ser acometido por essas doenças, é fundamental lavar corretamente os alimentos, explicou Leuner Santos, estudante de enfermagem. Segundo ele, é importante sempre ferver a água para utilizar em qualquer alimento.

Ana Paula, estagiária de Medicina, informou que os casos de doenças de veiculação hídrica têm diminuído, mais lentamente, e que uma outra importante maneira de prevenção são as vacinas e a educação em saúde. Segundo ela, é fundamental fazer com que os casos diminuam.

Confira 4 animais que estão ameaçados de extinção na Amazônia

Guaraná e açaí atuam na reversão do envelhecimento da pele, aponta pesquisa no AM

Ana, disse que em agosto, o município de Tabatinga, no Amazonas, registrou 12 casos de Hepatite A, doença que tem grande relação com alimentos ou água não tratada.

Além da Hepatite A, a doença de maior incidência no município, é o rotavírus, um vírus capaz de causar uma série de problemas gastrointestinais, responsável pela DDA, doença diarréica aguda.

A Secretaria Municipal de Saúde, informou que semanalmente, tem distribuído hipoclorito de sódio as famílias da Zona Urbana, e aos ribeirinhos prestado atendimento através da UBS-fluvial.

via Agência Brasil

Acompanhe nossas redes sociais

Instagram

Facebook

Twitter

Artigos Relacionados

Mantenha-se Conectado

1,298FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
150InscritosInscrever

Últimos Artigos